quarta-feira, 15 de abril de 2015

SAÚDE VOCAL #003: Dia Mundial da Voz – 16 de Abril


canto celeste
 Em 1999, surgiu no Brasil a Campanha Nacional da Voz, por iniciativa do Dr. Nédio Steffen, Otorrinolaringologista de Porto Alegre (Brasil). Este médico, enquanto presidia a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV), apercebeu-se de lacunas no acesso a informações relacionadas com os problemas vocais, e lançou a Campanha da Voz para alertar, consciencializar e informar a população em geral sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal.

Assim aconteceu, em 1999 no Brasil, a 1ª Semana Nacional da Voz, com atendimentos e rastreios gratuitos por todo o país, e também com a realização de palestras sobre a fisiologia da voz, a higiene vocal, as principais doenças da laringe e os respectivos meios de prevenção.

O sucesso da campanha brasileira foi tão grande que outros países decidiram adoptar esta ideia!

Esse trabalho de sensibilização para as necessidades da Voz foi reconhecido pelos mais importantes órgãos da Otorrinolaringologia mundial, como a FederaçãoInternacional das Sociedades de Otorrinolaringologia, a Academia Americana de Otorrinolaringologia e a SociedadeEuropeia de Otorrinolaringologia.

Este reconhecimento gerou a aliança responsável pela homologação do “1º Dia Mundial da Voz”, instituído em 2003, e que desde então se comemora oficialmente a 16 de Abril!

canto celestePortugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Estados Unidos participaram logo das duas primeiras edições internacionais da campanha, e mais países aderiram ao evento nos anos seguintes.

Links úteis:

Canto Celeste: artigo sobre Saúde e Higiene Vocal

Sem comentários:

Enviar um comentário