quarta-feira, 18 de março de 2015

SAÚDE VOCAL #002: Postura e Voz

Esta questão foi colocada pelo A. Simão através de e-mail:

[[[Olá, Estou a escrever porque tenho uma dúvida… Pergunto se uma postura esquisita, que obrigue a uma tensão nos músculos do abdómen e uma concentração exagerada no equilíbrio, pode fazer com que, por ser anormal, a voz deixe de estar apoiada no diafragma?

É que acabei de fazer um espectáculo com esta particularidade, além de ter de interpretar uma quantidade enorme de texto, falar muito alto e numa sala grande (o que fez com que todos os dias ficasse um pouco rouco no final do espectáculo) e gostaria de saber se teria sucedido o mesmo se estivesse numa postura natural?]]]


alinhamento vertebral, técnica vocal
Sem dúvidas: o facto de utilizares a voz com o corpo em qualquer estado de tensão faz com aconteçam desequilíbrios vocais. Em relação à postura, basta que o alinhamento entre a cabeça, o pescoço e as costas não esteja vertical e relaxado para que a voz se ressinta.

Parece-me, pelo que descreveste, que o que contribuiu para as disfonias (neste caso, as rouquidões) foi não só o facto de teres utilizado a voz com o corpo numa postura desalinhada, como por te encontrares num estado de tensão muscular. Não se trata de a voz estar ou não apoiada no diafragma, mas sim de:
1- o alinhamento do tronco não se encontrar vertical, mas desalinhado,
2- o corpo não se encontrar relaxado, mas tenso.

Naturalmente, teres previamente desenvolvido a técnica vocal teria proporcionado algumas formas de defesa, mesmo em presença de uma postura e tensão muscular mais "anti-natura", que te permitissem adaptar as posturas e movimentos físicos necessários ao espectáculo de forma a não acontecer tanto abuso vocal. O ideal será sempre consultar um orientador de voz e, se possível, realizar um treino específico para cada performance vocal.

Mas já sabemos que nem sempre é possível ter esta orientação em cada trabalho... Por isso é recomendável (ou fundamental) obter uma preparação vocal prévia, regular e sólida, de forma a possuíres a ferramenta técnica a nível postural que ajude a aumentar o conforto da voz!


Sem comentários:

Enviar um comentário