sexta-feira, 13 de março de 2015

SAÚDE VOCAL #001: Saúde e Higiene Vocal

Não, lavar os dentes faz parte dos cuidados de Higiene Oral! :)

Além desta existe também a Higiene Vocal: todos os hábitos que podemos adoptar e manter, ou evitar, em prol de uma Voz saudável e eficaz! São, no fundo, medidas profiláticas das disfonias (consultar "Dicionário Vocal – Disfonia").

postura correcta, ana celeste ferreiraPermitido!

--- Manter uma postura correcta ao utilizar a voz: corpo erecto, com correcto alinhamento do eixo cabeça-pescoço-costas, e relaxado.

--- Aquecer a voz antes do esforço vocal, através dos exercícios aprendidos em sessões de Técnica Vocal (seja na voz Falada ou Cantada).

--- Manter o aparelho fonador hidratado, ingerindo entre 1,5 a 2 litros de água por dia, de preferência à temperatura ambiente.

--- Praticar uma alimentação saudável, rica em alimentos leves e de fácil digestão (frutas, legumes, vegetais, peixe, frango).

--- Dormir o suficiente (7 a 9 horas por dia) e descansar nos períodos de maior trabalho vocal.

--- Fazer repouso vocal após o uso intensivo da voz.

--- Relaxar e trabalhar o controlo emocional, através de Yoga, Tai-Chi, etc., para atenuar as tensões aquando da performance vocal.

--- Praticar exercício físico regularmente; são recomendáveis as actividades físicas que desenvolvam a forma cardiovascular, como a natação, o ciclismo, a corrida ou caminhada, a aeróbica, a dança, etc.

aulas de canto, aulas de voz, Ana celeste ferreira--- Aprender a ouvir a própria qualidade vocal, através de formação em técnica vocal falada ou cantada, para reconhecer o esforço e as tensões desnecessárias e conseguir assim evitá-las.

--- Em caso de sintomas ou dificuldades a nível vocal, consultar um médico Otorrinolaringologista ou um Terapeuta da Fala.


A Evitar!

--- Evitar permanecer muito tempo em lugares ruidosos e barulhentos, antes e depois do esforço vocal, já que obrigam à competição sonora entre a voz e o ruído.

--- Evitar ambientes refrigerados ou aquecidos por ar condicionado, já que este retira a humidade do ar.

--- Evitar também ambientes com poeira, mofo ou cheiros fortes e irritantes (vernizes, tintas, combustíveis, insecticidas, etc.).

--- Evitar tossir ou pigarrear, pois provocam atrito nas pregas vocais; optar por engolir saliva ou beber água para afastar a sensação incómoda.

--- Evitar alimentos pesados, muito condimentados ou gordurosos antes da utilização da voz, e também antes de deitar, para evitar o refluxo gastroesofágico.

--- Moderar o consumo de café, chá preto e bebidas com gás, entre outras bebidas irritantes.

--- Evitar usar roupas apertadas junto ao pescoço e cintura (golas altas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto muito alto.

--- Para as senhoras, evitar esforços vocais durante o período pré-menstrual, já que as alterações hormonais facilitam o desenvolvimento de disfonias.


Proibido!

--- Evitar o cigarro, grande inimigo de quem trabalha com a voz.

--- Evitar locais poluídos com fumo, seja ele originado por tabaco, fogueiras, escapes de automóveis, etc.

--- Não utilizar o álcool ou qualquer outro tipo de drogas como desinibidores, pois ressecam e anestesiam a garganta, possibilitando abusos vocais.

--- Não fazer esforço vocal ou cantar quando não se apresentam boas condições de saúde, principalmente no caso de estados gripais ou crises alérgicas.

--- Não expor o aparelho fonador a choques térmicos, como mudanças bruscas da temperatura do ar ou alimentos e bebidas geladas ou muito quentes.

aula de técnica vocal, ana celeste ferreira--- Evitar gritar, falar muito alto ou sussurrar, já que submetem as pregas vocais a um esforço exagerado, causando atrito.

--- Evitar entrar nas reservas de ar durante o uso da voz falada, ou seja, respirar bem!

--- Não trabalhar a voz ou ensaiar por mais de uma hora sem descanso.

--- Nunca tomar medicamentos por conta própria; o uso de pastilhas, sprays ou analgésicos/anti-inflamatórios sem orientação médica pode mascarar ou agravar os sintomas, e trazer graves consequências a longo prazo; por outro lado, o mesmo medicamento resulta de forma diferente em diferentes organismos.

--- Evitar também o recurso a chás e infusões de efeito desconhecido: nem sempre contribuem para resolver o problema e podem irritar ou ressecar as mucosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário